Insuficiência Cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica caracterizada por uma incapacidade ou dificuldade do coração de atuar adequadamente como uma bomba, seja por um déficit da sua contração ou um problema em seu relaxamento. Como explica a Dra. Alessandra Siqueira, médica cardiologista, a insuficiência cardíaca pode comprometer a oxigenação do tecido do coração, levando a eventos cardiovasculares graves e, com eles, a diminuição da qualidade de vida e o aumento do risco de morte precoce.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), essa síndrome pode ter diversas causas, incluindo doença arterial coronariana, hipertensão arterial, doenças valvulares, doenças cardíacas congênitas, miocardiopatias (doenças do músculo cardíaco) e outras. O envelhecimento e fatores de risco, como diabetes e tabagismo, também aumentam seu risco.

A insuficiência cardíaca pode se apresentar de diversos modos, sendo classificada pela gravidade dos sintomas, pelo tempo de doença e por se manifestar de maneira aguda ou crônica. O mais importante, frisa a Dra. Alessandra, é, "dentro do consultório, pensarmos nas especificidades de cada caso". Isso porque, como ela conta, cada vez mais temos novas possibilidades e tratamentos em virtude das inovações constantes na área.

Os sintomas que acendem um sinal de alerta para problemas cardíacos são fadiga ou cansaço extremo, falta de ar, desmaios e dores no peito. Tais sintomas podem aparecer rapidamente ou de forma mais lenta, mas, em qualquer um dos casos, é essencial procurar um médico cardiologista o quanto antes. Como destaca a Dra. Alessandra, "conhecendo o caso de maneira precoce, temos grandes chances de produzir intervenções efetivas, que trarão mais tempo e qualidade de vida ao paciente".

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.