Dra. Alessandra Siqueira

Cardiologia, Clínica Médica, Gestão e C&T em Saúde

Sou uma mulher cheia de sonhos.  Tenho diversos papéis na vida: sou filha, médica, mãe, professora, maratonista, gestora, servidora pública. Entre todos esses, o primeiro que desempenhei – o papel de filha – certamente teve uma forte influência em minha profissão. Com meu pai, médico cardiologista, aprendi a cuidar das pessoas e buscar por todos os diagnósticos com exame físico minucioso e, sobretudo, a ouvir atentamente os pacientes. Tive a honra de ter aula com meu pai, um professor renomado e que sempre utilizou a saúde baseada em evidência científica. Com minha mãe, professora, aprendi a querer o bem das pessoas e a desenvolver as habilidades necessárias para transformar a vida delas. 

Vinda de uma infância repleta de atividade física e esportes, desafios e brincadeiras, aliada a uma profunda intuição de que gostava de cuidar, encarei o desafio de cursar Medicina na UFRJ. Minha formatura foi o primeiro de muitos sonhos realizados. Em seguida, especializei-me em Clínica Médica e em Cardiologia, também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Alguns anos mais tarde, especializei-me em gestão, conhecimento que, desde então, acompanha tanto meu trabalho enquanto médica quanto minha atuação como servidora pública. Como gestora, procuro unir as pessoas em prol de uma transformação efetiva da saúde coletiva.

Competência, comprometimento e humanidade são os pilares que balizam minha atuação profissional. E, para nutri-los, aprendi desde cedo a estudar, constantemente. Graças a isso, realizei outros sonhos, no âmbito da vida acadêmica: tornei-me Mestre em Cardiologia e Doutora em Clínica Médica. Além disso, sou professora de gestão na Fundação Getúlio Vargas, contribuindo também nessa área com artigos publicados. 

Sou uma médica comprometida e que busca a saúde de todos que atendo, compreendendo que saúde significa, para cada um, algo diferente. Para efetivamente transformar a saúde das pessoas, preciso, portanto, aproximar-me delas e cuidá-las de uma maneira absolutamente singular. Para isso, conto com meus anos de estudo e instrumentos científicos aliados àquilo que me acompanhou desde a infância: o gosto pelo desafio – correr mais rápido, atingir as metas -: é esta energia que, a cada dia, procuro mobilizar na direção dos objetivos daqueles que me procuram.

As doenças cardiovasculares respondem por 29% das mortes no Brasil:

0 %
Mais do que os acidentes e violências
0 %
Mais do que as doenças respiratórias
0 %
Mais do que todas as infecções incluindo a AIDS

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.