Avaliação Pré-operatória | Risco Cirúrgico

Qualquer cirurgia, até mesmo um procedimento de menor complexidade, necessita da avaliação prévia de um médico, responsável por calcular o risco cirúrgico.

O risco cirúrgico, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), refere-se à avaliação do risco que um paciente apresenta de complicações cardíacas durante ou após um procedimento cirúrgico. Essa avaliação é crucial para garantir a segurança do paciente e para tomar decisões informadas sobre a realização da cirurgia e o planejamento do cuidado pré e pós-operatório.

Tal risco, como explica a Dra. Alessandra Siqueira, será avaliado através da observação da saúde do paciente como um todo. Para isso é preciso realizar uma avaliação clínica completa, que envolve anamnese, exame físico e requisição de exames a depender da faixa etária e das particularidades de cada pessoa, como possíveis doenças crônicas e história familiar. Cabe observar, ainda, que cada procedimento cirúrgico demandará cuidados específicos.

Conhecer o risco cirúrgico reduz as chances de morte, sequelas e complicações cirúrgicas, pois auxilia no preparo das condições adequadas ao procedimento. É preciso, por exemplo, que o ambiente onde se realizará a cirurgia conte com determinados equipamentos e profissionais, para atender possíveis intercorrências, previstas durante a avaliação pré-operatória.

Entre os fatores que aumentam o risco de uma cirurgia, quando se pensa na saúde do paciente, a Dra. Alessandra cita obesidade, tabagismo, alcoolismo, uso de determinados medicamentos e também a presença de algumas doenças. No caso de pacientes idosos, importa ponderar a real necessidade da intervenção cirúrgica, uma vez que eles apresentam maiores riscos de complicações.

Em relação às doenças que podem aumentar o risco cirúrgico, é possível citar como exemplos hipertensão, arritmias, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, problemas pulmonares, diabetes e distúrbios na circulação sanguínea.

A partir das informações coletadas na avaliação pré-operatória, paciente e equipe cirúrgica estarão preparados para o procedimento, cientes dos riscos e com o subsídio necessário para tomar decisões assertivas no contexto em que se encontram.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.