Cardiologia do Esporte | Avaliação para Atividade Física

A Dra. Alessandra Siqueira, praticante regular de atividade física, incentiva todos os seus pacientes a fazerem o mesmo. Ela conta que 150 minutos semanais de atividade física de leve intensidade ou 75 minutos semanais de atividades de intensidade moderada ou alta são suficientes para melhorar a saúde como um todo, aumentando o bem-estar e reduzindo o risco de diversas doenças.

Essas recomendações são baseadas nas Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para atividade física e comportamento sedentário. E a própria Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) corrobora a orientação, indicando também que os exercícios devem ser divididos durante os dias da semana, de acordo com a rotina pessoal de cada indivíduo.

Ademais, é fundamental, antes de começar qualquer atividade, passar por uma avaliação médica personalizada, a ser realizada por um especialista não apenas voltado para a medicina do esporte, mas que também atente a todos os fatores de risco que estão em jogo no contexto do exercício. Além dessa avaliação inicial, é interessante que haja uma manutenção da avaliação médica para os esportes. Atletas de alto desempenho devem ser acompanhados de perto para não correrem riscos de saúde cardiovascular.

A Dra. Alessandra explica que a atividade física melhora a saúde e a qualidade de vida de diversos modos. Diminui a pressão arterial, controla o peso corporal, aumenta a densidade óssea, melhora a resistência física, reduz a depressão, melhora o sono e previne diversas doenças crônicas, como os distúrbios cardiovasculares, cânceres e doenças mentais.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.