A obesidade é o excesso de gordura no corpo, a qual se acumula quando a energia proveniente da alimentação é maior do que o gasto energético diário. Trata-se de uma doença crônica, progressiva e recidivante que, atualmente, se manifesta como uma epidemia global.
Segundo a OMS, mais de um bilhão de adultos no mundo estão acima do peso. Porém, como aponta a Dra. Alessandra Siqueira, é importante diferenciar sobrepeso e obesidade. Considera-se obesidade quando o IMC (índice de massa corporal) é maior ou igual a 30 kg/m2. Divide-se, ainda, a obesidade em grau I (IMC entre 30 e 34,9), grau II (IMC entre 35 e 39,9) e grau III, ou obesidade mórbida (IMC acima de 40).
A Dra. Alessandra, médica cardiologista, explica que a obesidade é um fator de risco relevante para a doença cardiovascular e que, portanto, deve ser prevenida e tratada o quanto antes.
A prevenção e o tratamento da obesidade iniciam-se com hábitos saudáveis, sobretudo relacionados à alimentação e à atividade física. Em alguns casos, medicamentos podem auxiliar no retorno ao peso ideal. Conforme salienta a Dra. Alessandra, "nunca é tarde para tratar a obesidade: é possível alcançar resultados efetivos se agirmos observando a pessoa de forma integral - em sua saúde física, espiritual, mental, sua história e seus hábitos".
Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.