Doenças do Pericárdio e Miocárdio

O pericárdio é uma bolsa que circunda o coração, contendo uma pequena quantidade de líquido lubrificante, o qual oferece as condições que o coração precisa para se movimentar e bombear o sangue para todo o corpo. Como explica a Dra. Alessandra Siqueira, médica cardiologista, o pericárdio pode, eventualmente, apresentar problemas, levando a prejuízo nas funções cardíacas e riscos para a saúde como um todo.

Conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma das principais doenças que afetam o pericárdio são as pericardites, isto é, inflamações agudas ou crônicas. A pericardite aguda pode ser causada por infecções virais ou bacterianas, lesões no peito, doença renal, agressões químicas ou processos auto-imunes. A pericardite crônica, caracterizada pela duração maior ou igual a seis meses, pode se desenvolver de maneira construtiva, dificultando a mobilidade do coração.

A Dra. Alessandra destaca, ainda, a possibilidade de um derrame pericárdico, um aumento no líquido que circunda o coração, que pode reduzir a capacidade do coração ou, em casos mais graves, impedir integralmente seu batimento, fenômeno conhecido como tamponamento. Entre outras afecções do pericárdio, pode-se citar tumores - benignos ou malignos, e traumas, que podem causar vazamento do líquido.

É fundamental, em todos os casos, passar por uma avaliação cardiológica competente, que trará o diagnóstico correto e encaminhará o tratamento adequado a cada caso.

A Dra. Alessandra menciona, ainda, a tuberculose, doença bastante comum no Brasil, para a qual existem possibilidades de cura muito positivas e perspectivas ainda melhores nos casos de diagnóstico precoce.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.