A aorta, a principal artéria do coração, sai do ventrículo esquerdo cardíaco e distribui sangue para todo o corpo.
A Dra. Alessandra Siqueira, médica cardiologista, explica que o principal distúrbio da aorta é o aneurisma - a dilatação do calibre do vaso -, problema que podemos observar através de exames como eletrocardiogramas, tomografias e ressonâncias. Aneurismas podem ser assintomáticos, mas também podem se manifestar através de dores, tosse e falta de ar.
Os aneurismas são perigosos porque a parede enfraquecida da artéria pode se romper, levando a hemorragias internas potencialmente fatais. É fundamental, como diz a Dra Alessandra, "descobri-lo antes que haja a possibilidade de rompimento do vaso". Nesses casos, quando há dilatação rápida ou rompimento, o paciente sente uma dor intensa, que se irradia pelas costas, região lombar ou abdominal.
A boa notícia é que existem diversos tratamentos para cuidar da aorta, inclusive endovasculares. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o tipo de tratamento depende do tamanho, da localização e da condição do aneurisma, e pode incluir acompanhamento médico regular, cirurgia ou procedimentos minimamente invasivos para fortalecer a parede da artéria. O mais importante, por isso, é consultar um médico cardiologista regularmente, para prevenir doenças cardiovasculares e, no caso de um diagnóstico, intervir o quanto antes para garantir as melhores condições de saúde para o seu coração.
Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.