Doenças Valvares

As válvulas do coração são responsáveis pela regulação do fluxo cardíaco através das quatro câmaras cardíacas, duas superiores (átrios) e duas inferiores (ventrículos). Cada ventrículo tem uma válvula de entrada e uma de saída, ambas compostas de abas que se abrem e fecham. Como descreve a Dra. Alessandra Siqueira, médica cardiologista, no ventrículo direito, temos a válvula tricúspide (entrada) e a pulmonar (saída); no esquerdo, temos a válvula mitral (entrada) e a aórtica (saída).

Essas válvulas, essenciais para o funcionamento do coração, podem apresentar problemas, divididos basicamente em vazamento - regurgitação ou insuficiência no fechamento das válvulas - e problemas na abertura, que por sua vez podem causar bloqueios do fluxo de sangue, chamados estenoses. Tais doenças podem ser hereditárias ou adquiridas com o tempo, sendo relativamente comuns com o envelhecimento.

As doenças valvares podem prejudicar a função cardíaca, que é o bombeamento de sangue. Nos casos de manifestações sintomáticas dessas doenças, pode-se perceber cansaço, inchaço nas pernas, falta de ar, palpitações, dores no peito e desmaios.

A Dra. Alessandra destaca que o importante é sempre procurar um acompanhamento médico especializado, para diagnosticar e também intervir, quando necessário. Hoje em dia, diversos tratamentos e procedimentos podem aliviar os sintomas e corrigir com eficácia disfunções nas válvulas cardíacas.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.