As placas de ateroma - manifestações da aterosclerose, são acúmulos de lipídios, hidratos de carbono e outros tecidos fibrosos nas paredes dos vasos. Conforme explica a Dra. Alessandra Siqueira, médica cardiologista, essas placas podem se situar em qualquer vaso do corpo, causando seu entupimento parcial ou total, o que leva a problemas diferentes a depender do lugar em que acontece. No coração, pode causar infarto; nos pulmões, embolias; no cérebro, AVCs e, nos membros inferiores, por exemplo, tromboses.
A Dra. Alessandra destaca: "quanto antes você descobre uma placa de ateroma, antes você pode começar a tratá-la e, assim, diminui significativamente o risco de desenvolver doenças estruturais". Ou seja, identificando esses entupimentos precocemente, antes que haja a completa obstrução daquele vaso, é possível reverter o evento, de modo a não trazer grandes prejuízos para a saúde.
O tratamento das placas de ateroma, como esclarece a Dra. Alessandra, é feito através de medicamentos e, quando necessário, cirurgias, nas quais o cirurgião vascular poderá desobstruir as estruturas afetadas, como, por exemplo, as artérias carótidas e as artérias renais.
Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.