Arritmias Cardíacas

A arritmia cardíaca é uma alteração no ritmo dos batimentos do coração. Como descreve a Dra. Alessandra Siqueira, médica cardiologista, "as batidas podem ficar muito rápidas, lentas ou desordenadas, o que pode trazer prejuízo às funções cardíacas e, com elas, ao organismo como um todo". Essas alterações podem ser causadas por diversos fatores, como características genéticas e uso de determinadas substâncias.

Os sintomas mais comuns das arritmias cardíacas são desconforto ou palpitações no peito. Podem ocorrer também tontura, falta de ar ou desmaios. Na presença de qualquer sintoma ou sensação de batimentos cardíacos irregulares, é fundamental procurar um médico cardiologista. Este irá avaliar o caso, averiguar as causas efetivas das arritmias e encaminhar, quando necessário, tratamentos para aliviar os sintomas e evitar qualquer alteração estrutural que possa ser fator de risco para eventos cardiovasculares graves.

Como explica a Dra. Alessandra, há diversos tratamentos medicamentosos e intervenções possíveis para tratar arritmias. Vale notar, aliás, que algumas substâncias estimulantes, tais como cafeína, álcool e nicotina, podem piorar o quadro de arritmia e, portanto, a cessação do consumo dessas substâncias é, por si só, uma intervenção possível.

As arritmias cardíacas podem ser regulares ou irregulares, breves ou prolongadas, de padrão rápido ou lento. As de padrão rápido, também chamadas de taquiarritmias, podem iniciar sozinhas ou provocadas por exercícios físicos, tensão emocional, consumo de medicamentos ou de substâncias como as mencionadas anteriormente. Esse tipo de arritmia também pode ser causado por uma glândula tireóide hiperativa que produz hormônio tireoidiano em excesso.

Já as arritmias de padrão lento, as bradiarritmias, podem ser desencadeadas a partir de sensações como fome, cansaço, dor, problemas digestivos ou pela deglutição, em certos casos. Nessas circunstâncias a arritmia costuma desaparecer normalmente. Uma glândula tireóide com produção insuficiente de hormônio tireoidiano também pode ser causadora de arritmias de padrão lento.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.