Médico Assistente

A Dra. Alessandra Siqueira, médica cardiologista e doutora em Clínica Médica, explica que o médico assistente é aquele responsável por atuar, integralmente, no cuidado de seus pacientes. Ela recorda que, na origem do termo, está a ação de assistir, no sentido de prestar assistência, cuidar, acompanhar. No caso do médico assistente, trata-se de assistir o paciente da forma como ele precisar.

Como explica a Dra. Alessandra, hoje em dia o atendimento em saúde pode ser bastante fragmentado: pacientes e familiares podem se sentir desorientados em meio a tantas informações na área de saúde, independente da especialidade. A figura do médico assistente, nesse contexto, ajudará a centralizar o suporte, a partir de um vínculo efetivo entre profissional e paciente. "O médico assistente conhecerá profundamente seu caso, podendo fornecer um suporte singular desde a primeira consulta até a conclusão do tratamento, acompanhando eventuais intercorrências", salienta a Dra. Alessandra.

Entre os modos de atuação do médico assistente, podemos citar visitas diárias no caso de internação hospitalar, conversas para tirar dúvidas e discutir os rumos do tratamento e, sobretudo, um acompanhamento médico especializado e integral, independentemente do lugar ou instituição onde o paciente se encontra.

A atuação do médico assistente abrange, portanto, desde a prevenção de doenças, diagnóstico e tratamento, até o acompanhamento durante as eventuais internações hospitalares ou a necessidade de terapia intensiva: "o foco será as necessidades singulares de cada paciente".

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.